Conteúdos e materiais
Distância percorrida, rotas rápidas, condições da via, trânsito e consumo mensal de combustível devem ser levados em consideração na hora de escolher qual modalidade é melhor para sua empresa.O abastecimento interno, como o próprio nome sugere, é rea...
Distância percorrida, rotas rápidas, condições da via, trânsito e consumo mensal de combustível devem ser levados em consideração na hora de escolher qual modalidade é melhor para sua empresa.
O abastecimento interno, como o próprio nome sugere, é realizado dentro da empresa a partir de um posto próprio. Geralmente essa modalidade é utilizada pelos gestores para aumentar o controle de consumo, diminuir o valor pago no combustível, ter maior disponibilidade, qualidade de nivelamento do combustível, e reduzir os riscos de fraudes.
Já o abastecimento externo, feito em postos terceirizados, é adotado pelas empresas onde a frota percorre longas distâncias e reabastece ao longo do percurso. Nessa modalidade, é necessário encontrar uma padronização do abastecimento, seja na forma de pagamento, como por exemplo os cartões próprios de abastecimento, ou no volume. Assim, evitar os extravios.
Seja no posto próprio ou externo, a gestão de abastecimento precisa ser feita de perto e por quem sabe. Isso porque o combustível é um dos principais gargalos de um empresa e demanda planejamento, análise e controle. A redução de custo proporcionada por uma boa gestão pode chegar a 15%, no mínimo.
Saber onde os seus veículos estão sendo abastecidos e de onde vem o combustível, traz uma segurança em relação as fraudes, aumenta o rendimento e a longevidade da frota, além de evitar a surpresa de receber notas de pagamento em valores acima do programado.
COMO ESCOLHAR O MELHOR PARA SUA EMPRESA?
Avalie os dados da sua empresa! Veja quanto consome de combustível mensalmente, e coloque tudo no papel. Assim, você consegue ter um parâmetro sobre os custos relacionados ao consumo de combustível. Depois, avalie a instalação da infraestrutura e faça uma média sobre o retorno do investimento, a partir da diferença do valor pago no combustível. Tenha em mente também alguns indicadores, como redução de manutenção preventiva por causa da qualidade do combustível.
Os dois podem ser adotados pela empresa conjuntamente: o abastecimento externo é uma alternativa para aquelas frotas que precisam percorrer grandes distâncias, precisando de reabastecer ao longo do percurso.
Em todos os casos é essencial ter um bom gerenciamento de abastecimento e controle para evitar a surpresa de receber notas de pagamento em valores acima do programado.
Quer saber mais sobre a implantação de postos internos, confira os vídeos abaixo:
- POSTO INTERNO: por onde começar?
- Documentação para implantação de posto interno: tudo que você precisa saber
- Infraestrutura de implantação do posto interno é mais do que escolher o lugar ideal
Gestão de abastecimento
Fale com um dos nossos consultores e conheça o sistema ÈPTÁ SGA, que coloca na palma da sua mão o controle dos gastos com insumos, te entrega todas as informações necessárias para alavancar o desempenho da sua frota, além da praticidade do EPTA MOB, o aplicativo que permite que o condutor abasteça o caminhão de forma rápida e segura, apenas com um toque no celular.
Isso é praticidade e eficiência. Aposte no ÈPTÁ SGA.
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ABASTECIMENTO INTERNO E EXTERNO?