Conteúdos e materiais
Os softwares de gestão de frotas são, atualmente, ferramentas comuns no dia a dia de um bom gerenciamento, focado em resultados para garantir a competividade no mercado. Mas será que você precisa adotar algum sistema de controle e otimização da opera...
Os softwares de gestão de frotas são, atualmente, ferramentas comuns no dia a dia de um bom gerenciamento, focado em resultados para garantir a competividade no mercado. Mas será que você precisa adotar algum sistema de controle e otimização da operação?
Trazemos abaixo um cenário comum nas empresas antes de adotar sistemas de gestão:
- As planilhas se acumulam na mesa e a gestão de frotas começa a parecer um monte de papel empilhado;
- Os dados e informações são difíceis de serem analisados e utilizados estrategicamente;
- A equipe possui pessoas específicas para produção das planilhas e checagem dos dados;
- Papéis físicos precisam ser transformados em planilhas digitais, tomando tempo da equipe de análise do conteúdo e digitação;
- Os dados, ao final da compilação, parecem confusos e não trazem alertas quanto à necessidades rotineira (manutenção preventiva, desempenho, dentre outros);
- Os resultados do departamento de frotas parecem ter estacionados ou tem diminuído, com constantes perdas e/ou aumento de custos de forma excessiva.
Se o cenário descrito corresponde a sua realidade, está na hora de modernizar sua gestão usando softwares para facilitar a gestão. Esses softwares permitem o gerenciamento e otimização da operação dos veículos e transporte. A partir deles, é possível monitorar a localização dos veículos, controlar o consumo de combustível, agendar manutenções, gerenciar motoristas e muito mais.
Entre os principais benefícios da adoção da tecnologia para a gerenciamento estão:
- Automação dos processos, com padronização dos dados
- Melhoria nos resultados de produtividade e redução dos erros na gestão
- Controle e planejamento de manutenções preventivas e corretivas
- Acompanhamento do desempenho dos veículos e motoristas
- Rastreamento de quilometragem e manutenção de registros
- Melhor análise do tempo de vida útil da frota
- Acompanhamento em tempo real da localização dos veículos
- Controle de consumo de combustível
- Redução de custos operacionais
- Aumento da produtividade e eficiência da frota
- Melhoria na segurança dos motoristas e dos veículos
- Controle de custos e faturamento
- Melhoria no controle de estoque
- Maior capacidade de negociação com clientes e fornecedores
- Avanço dos índices de desempenho
Como adotar e escolher o melhor sistema?
Para avaliar qual a sua necessidade leve em consideração suas necessidades e objetivos. Uma boa dica é listar as principais dificuldades e gargalos, separando cada uma conforme o grau de urgência de resolução. Depois, pensar na complexidade da sua gestão, tendo em vista a quantidade de veículos e funcionários envolvidos.
Coloque também metas de transição, com um cronograma de implementação. O cronograma deve levar em consideração etapas após a instalação também, como período de treinamento dos funcionários.
Dentro desta perspectiva faça a uma pesquisa sobre os diferentes softwares disponíveis no mercado, que atendam sua realidade. Leve em consideração a possibilidade de resolução de mais de um problema em uma única aquisição ou contratação, de customização da ferramenta para atender as demandas listas, facilidade em ajustes e no atendimento pós-venda de suporte.
Após a implementação e treinamento dos funcionários para o correto uso, faça regularmente o desempenho, avaliando a necessidade de ajustes, bem como de expansão de uso dos dados para garantir o melhor gerenciamento.
As principais soluções existentes no mercado trazem soluções para:
- Monitoramento e rastreamento de veículos, que permite monitorar em tempo real a localização dos veículos, bem como seu desempenho e utilização.
- Gerenciamento dos motoristas, com análise de desempenho desde a contratação, treinamento, monitoramento de horas de trabalho e descanso, para garantir o cumprimento das leis trabalhistas e evitar a fadiga.
- Roteirização dos deslocamentos, com priorização de rotas mais eficientes, em relação à segurança, rápidas ou em melhores condições de circulação, dependendo da necessidade de cada remessa.
- Telemetria, com dados sobre velocidade média, aceleração e frenagem, tempo de parada, distância percorrida, temperatura do motor, e outros.
- Manutenção dos veículos, para acompanhamento e correta aplicação a manutenção preventiva, evitando a possibilidade de perda de recursos com manutenção corretiva, prolongando a vida útil dos veículos e trazendo mais segurança aos profissionais.
- Controle de custos, para sistematizar os dados que levem à sustentabilidade financeira da gestão de frotas, tendo em vista o monitoramento de custos com combustível, manutenção, seguro e depreciação dos veículos.
- Controle do consumo de combustível, com avaliação do desempenho de cada veículo – média por quilometro rodado - e motorista, correta destinação dos recursos, controle de consumo, planejamento de abastecimento para melhor avaliação do estoque.
Gestão de abastecimento
É comum que o controle de combustível ganhe o topo da lista de “urgência”, quando avaliadas as necessidades e objetivos para modernização da gestão de frotas. Uma vez que o combustível representa um dos principais custos operacionais de uma frota de veículos. Com uma gestão de abastecimento eficiente é possível reduzir os custos operacionais de uma frota de veículos, aumentar a eficiência e a produtividade dos motoristas e garantir a segurança e o bom funcionamento dos veículos.
Softwares de gestão de abastecimento
A partir do uso da tecnologia na gestão, com a adoção de softwares de gestão de abastecimento, o gestor pode:
- Ter mais controle do consumo ao identificar problemas de eficiência e/ou desvios;
- Contar com registros eletrônicos dos abastecimentos;
- Controle das bombas de abastecimento;
- Dados confiáveis para análise de desempenho, produtividade e custos. As informações podem trazer identificação de oportunidades de redução de despesas com combustível, com melhoria no consumo e melhores negociações com os fornecedores.
Com o ÈPTÁ SGA, o gestor de frotas conta ainda com soluções de otimização de diversos outros processos, como a gestão virtual do estoque, necessidade de manutenções preventivas, controle de consumo e desempenho por veículo e motorista, acompanhamento de estoque.
Além disso, o gestor conta com relatórios gerenciais diversos, facilitando a análise de outros pontos da gestão, tais como gerenciamento dos motoristas e monitoramento da vida útil dos veículos. Podendo, ainda, receber alertas para abastecimento fora do padrão. Tudo isso disponível a qualquer hora, em qualquer computador, tablet ou celular, basta apenas estar conectado à internet.
Saiba mais sobre o que o software de gestão de abastecimento da 7Tec pode fazer pela sua gestão clicando aqui.
Softwares de gestão de frotas: tudo que você precisa saber para modernizar e facilitar o gerenciamento