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Programa de recompensas traz benefícios para empresas e consumidores

A ideia é a mais vantajosa possível para o consumidor: ele compra e ainda recebe descontos ou até produtos e serviços grátis, como forma de recompensa. Na outra via, as empresas participantes ganham clientes fiéis. Essa relação entre empresas e consu...

Programa de recompensas traz benefícios para empresas e consumidores

Programa de recompensas traz benefícios para empresas e consumidores

A ideia é a mais vantajosa possível para o consumidor: ele compra e ainda recebe descontos ou até produtos e serviços grátis, como forma de recompensa. Na outra via, as empresas participantes ganham clientes fiéis. Essa relação entre empresas e consumidores se consolidou no Brasil há alguns anos e tem atingido cada vez mais segmentos, com a ideia, quase que, colaborativa de benefício a todos envolvidos.

Tanto que, o mercado de fidelidade, ou recompensas, tem crescido anualmente: em 2018, o registro foi de alta de 11,4%; em 2019, de 11,6%; e, em 2020, mesmo com a pandemia o mercado teve faturamento de R$ 7,7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).

Já consolidado no mercado brasileiro, por meio das passagens aéreas, uma grande novidade é a entrada no segmento B2B (business to business), uma vez que as empresas ao entrarem em programas de recompensa podem se beneficiar com a contratação de serviços com valores mais competitivos.

Um exemplo de benefícios gerados com o uso de programa de recompensas, no formato B2B, é a possibilidade de contratação das soluções de gestão de abastecimento oferecidos pela 7Tec: os clientes podem fazer a contratação da assinatura anual do sistema, a partir dos programas de fidelidade utilizado por diversas empresas fornecedoras de insumos agrícolas, trocando pontos acumulados, em cada compra nos produtos agropecuários, por descontos nos sistemas da 7Tec.

Como funciona

Ao assinar os programas de recompensa, consumidores e/ou empresas acumulam pontos que podem ser revertidos em descontos ou benefícios na contratação de outros serviços e produtos oferecidos pelas empresas parceiras/participantes da solução de fidelidade. Há a possibilidade, ainda, que ao consumidor o cliente-final tenha os benefícios revertidos para sua empresa.

Negócio para todos

Atualmente, os programas de fidelidade oferecem benefícios em diversos segmentos, como o já consolidado de viagens e turismo, compra de produtos de varejos, cursos, até mesmo serviços específicos. Resultado disso é que, de acordo com a ABEMF, em 2019 foram emitidos 308,2 bilhões de pontos e/ou milhas, fazendo com que empresas de segmentos diversos apostem em programas já existentes ou adotem os próprios.

Para o consumidor, seja ela final ou outras empresas, fica a possibilidade de avaliar os melhores benefícios oferecidos e facilidade no registro dos pontos e resgate das recompensas. Ou seja, em um mercado que tem gerado cada vez mais negócios a melhor indicação é sempre perguntar pela existência dos sistemas de recompensa e quais são as empresas participantes.

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