Conteúdos e materiais
Uma empresa que realiza a distribuição de gás conseguiu reduzir em 40% os incidentes de trânsito após a implantação de programa de Direção Segura. No balanço feito pela companhia, também foi constatada a redução dos custos com a manutenção da frota.C...
Uma empresa que realiza a distribuição de gás conseguiu reduzir em 40% os incidentes de trânsito após a implantação de programa de Direção Segura. No balanço feito pela companhia, também foi constatada a redução dos custos com a manutenção da frota.
Com estratégia educativa e personalizada para a empresa, o treinamento corporativo envolveu 150 dos 813 condutores e colocou os funcionários no “centro das decisões”, de forma a incentivar a autonomia de cada um.
O objetivo do treinamento era garantir a segurança dos envolvidos. Para isso, foram levadas aos colaboradores informações sobre melhores práticas para uma cultura de segurança, com momentos de “reflexão, conscientização, trocas de experiências entre treinandos”, além de prática e feedback durante o processo.
O treinamento foi dividido em três etapas: análise e diagnóstico do perfil dos condutores; disponibilização de cursos on-line com instrutores de trânsito; e treinamento presencial com os instrutores e uso de simulador de direção veicular.
Ao final, foi realizada uma análise do Perfil de Tomador de Risco, que classifica em baixa, média ou alta a probabilidade de um trabalhador se expor a risco no trânsito no cotidiano. Com o treinamento específico para os motoristas, os incidentes reduziram em 37%.
Um ano após a implantação do programa, a empresa também obteve redução no custo de manutenção dos veículos. Além disso, os incidentes, que tinham caído 37%, diminuíram 40%.
Com informações do Mundo Logística.
Programa de Direção Segura pode reduzir riscos de incidentes