Conteúdos e materiais

PNEUS E COMBUSTÍVEL SÃO OS QUE MAIS CONSOMEM RECURSOS

Os pneus mal calibrados exigem do veículo uma força extra para continuar rodando, consequentemente, mais combustível é gasto. O que poucos sabem é que a calibragem correta faz o veículo “beber” 10% menos. Uma vez conciliado à gestão de abastecimento,...

PNEUS E COMBUSTÍVEL SÃO OS QUE MAIS CONSOMEM RECURSOS

PNEUS E COMBUSTÍVEL SÃO OS QUE MAIS CONSOMEM RECURSOS

Os pneus mal calibrados exigem do veículo uma força extra para continuar rodando, consequentemente, mais combustível é gasto. O que poucos sabem é que a calibragem correta faz o veículo “beber” 10% menos. Uma vez conciliado à gestão de abastecimento, a economia é ainda maior: a partir dela é possível avaliar quando há consumos fora do padrão, reduzindo os gastos. Por isso, é imprescindível que a gestão de frotas tenha acesso a dados concretos e confiantes sobre a distância percorrida, a média de consumo, e a manutenção preventiva, como quando deve ser realizada a troca dos pneus. 

Segundo o especialista em Transporte, com 22 anos de experiência no mercado, João Abreu, uma empresa não pode viver de achismos ou culturas incontestáveis. “É preciso analisar as entradas e saídas de combustível, quilometragem rodada, tempo e a forma com que o motorista conduz o veículo. Independentemente do tamanho da frota, o planejamento deve ser o mesmo”, enfatiza.

Você conhece a quantidade de veículos da sua frota, a quantidade de diesel gasto mensalmente ou quando os veículos precisam ser revisados? Essa é uma realidade comum entre os empresários de logística. Seja pela falta de tempo ou informação, é fato que uma hora ou outra a “conta” pela má gestão precisa ser paga.

Entrevistado pelo VIDEOCAST 7TEC, Abreu afirma que é comum aos gestores e empresários avaliarem a existência de gargalos no produto ou serviço oferecido, quando na realidade trata-se da falta de planejamento logístico. “O que muitas empresas precisam fazer é o básico. Tenho visto muitas empresas preocupadas com diversos indicadores, e o que sempre falo é: faça o básico! Faça as leituras dos principais pontos, de onde vem os problemas. Algum veículo tem dado defeito? Seu motorista está consumindo mais? Você precisa começar a tratar, fazer um planejamento de manutenção, por exemplo”, enfatiza. 

Abreu relata ainda, na conversa, que ter dados fornecidos pelo ÈPTÁ SGA facilitam a leitura dos gargalos, e ajuda a facilitar o planejamento. “É um grande apoio para nós, gestores de frotas”, avalia. 


O especialista explica ainda que, para reduzir os custos, é preciso:

- Conhecer e controlar o abastecimento

- Fazer as manutenções preventivas

- Treinar as equipes de motoristas


Não deixe que seu dinheiro escorra pelo ralo, conte com o sistema ÈPTÁ SGA para cuidar da sua empresa, com dados rápidos e relevantes sobre a sua frota. E, assim, fazer uma gestão eficiente e ter um planejamento estratégico.

Para mais informações sobre o assunto, assista ao VideoCast 7Tec, no YouTube, clicando aqui.

Categorias

PNEUS E COMBUSTÍVEL SÃO OS QUE MAIS CONSOMEM RECURSOS

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp