Conteúdos e materiais
A gestão do abastecimento vai além do saber exatamente quanto de combustível sai da bomba. O controle dessa etapa fundamental na operação permite que a empresa tenha mais dados para a tomada de decisões sobre a frota e a logística, tais como:- Manute...
A gestão do abastecimento vai além do saber exatamente quanto de combustível sai da bomba. O controle dessa etapa fundamental na operação permite que a empresa tenha mais dados para a tomada de decisões sobre a frota e a logística, tais como:
- Manutenção
- Organização de equipe
- Compra de estoque
- Melhores negociações com os stakeholders, aumentando a competividade
Mas esses são alguns dos impactos diretos: a gestão do abastecimento, por meio da automação da operação, pode impactar diversas áreas da empresa, promovendo maior controle em todos os setores. É o que conclui o gestor de Tecnologia da TransReal, Lucas Amorim, no episódio “Automação de abastecimento e os impactos no dia a dia da empresa” do VIDEOCAST 7TEC.
A Transreal é parceira da 7Tec e adota o sistema ÈPTÁ SGA há aproximadamente quatro anos e hoje colhe os frutos do uso da tecnologia de controle de abastecimento.
Durante a conversa do VIDEOCAST TEC, Amorim afirma que a automação do abastecimento tem o poder de transformar toda a cultura de uma empresa, com impactos em setores como gestão de frotas, financeiro, administrativo e até recursos humanos. “Tínhamos algumas dificuldades em diversos setores que a implantação do sistema [ÈPTÁ SGA] auxiliou a resolver, tanto na parte de sistemas, quanto na parte de pessoas”, relatou.
Atualmente, a TransReal utiliza os sistemas para:
- Rastrear notas fiscais
- Controlar e acompanhar as atividades do setor financeiro
- Acompanhar os processos em tempo real nas filiais
- Gerenciar estoques
- Negociar melhores valores de compras com fornecedores
- Acompanhar a manutenção preventiva
- Adotar ações de gestão de pessoas, com o objetivo de otimizar a operação
- Avaliar o uso de mão de obra para evitar sobrecarga de trabalho e funções
- Investir em premiações de melhores práticas
- Oferecer serviços mais competitivos aos clientes
“Ao utilizar o sistema de automação alinhado com boas práticas conseguimos chegar a redução de 10% no custo gasto com combustível. Somente com a melhor negociação com os fornecedores, temos entre três e quatro centavos de economia, o que em um grande consumo representa um grande impacto financeiro”, explica. “O sistema se paga e ainda permite que a TransReal possa investir em outras frentes, como programas de melhores práticas, com premiações dos motoristas, o que também traz resultados em menores custos da operação”, completa.
Segundo Amorim, no programa de premiações dos colaboradores há destinação de eletrodomésticos diversos, como geladeiras, televisões, dentre outros itens. “Além de facilitar o trabalho de toda a equipe, com a automação de abastecimento passamos a valorizar o colaborador. Assim, tivemos uma mudança na cultura, e se antes teve resistência à adoção, hoje o colaborador é o principal defensor do sistema”, diz.
A conversa completa está disponível gratuitamente no YouTube da 7Tec (acesse clicando aqui). Você também pode acompanhar todos os episódios ao clicar aqui.
ÈPTÁ SGA
O ÈPTÁ SGA é uma solução completa de gerenciamento e controle de abastecimento de combustível para o seu negócio. Saiba mais aqui.
O que muda na empresa após a automação do abastecimento de combustível?