Conteúdos e materiais
Até outubro de 2021, os reajustes no preço do diesel nas refinarias da Petrobras acumulavam alta de 65%. A alta no preço da gasolina, durante o período, foi de 74%. Com isso, o valor dos combustíveis passou a pesar ainda mais para as empresas que dep...
Até outubro de 2021, os reajustes no preço do diesel nas refinarias da Petrobras acumulavam alta de 65%. A alta no preço da gasolina, durante o período, foi de 74%. Com isso, o valor dos combustíveis passou a pesar ainda mais para as empresas que dependem de transporte de cargas em suas atividades. Esse aumento também impactou os negócios que possuem postos próprios, fazendo com que a gestão dos custos com esse setor se tornassem um desafio ainda maior, independente do cenário.
Para que, em 2022, a variação dos valores do diesel e da gasolina não se tornem um pesadelo no cumprimento do planejamento financeiro, os gestores precisam adotar algumas atitudes com a finalidade de ter melhor aproveitamento dos recursos.
A principal delas é optar por soluções tecnológicas de acompanhamento da execução das atividades, inclusive de abastecimento dos veículos. A partir do sistema de gerenciamento e controle ÈPTÁ SGA é possível evitar perdas e possíveis desvios. Além disso, monitorar estoque, a média de cada veículo de quilômetros feitos por litro de combustível – e assim identificar se o caminhão precisa de manutenção ou o motorista precisa de orientação quanto à direção defensiva.
Por emitir relatórios gerenciais diversos, acessíveis em qualquer dispositivo conectado à internet, o ÈPTÁ SGA permite que o gestor identifique casos fora do padrão de forma rápida e ágil, tornando a tomada de decisão e correção do problema mais simples.
Esse é o primeiro passo para economizar com combustíveis em 2022. No entanto, existem outros também. Confira abaixo:
- Utilize sistema de planejamento de rotas e monitoramento veicular
Desta forma, o gestor tem a certeza que serão traçadas e adotadas as rotas com maior probabilidade de otimização, tendo em vista a distância, o tempo despendido, a dificuldade do caminho e o consumo de combustível.
- Invista na capacitação dos motoristas
A capacitação é importante para manter a equipe de motoristas consciente sobre o melhor uso dos veículos, adotando uma condução defensiva, cumprindo os limites de velocidade, as demais regras de trânsito, a utilização correta de freios e aceleradores, dentre outros.
- Cuidado com o excesso de carga
Embora possa parecer benéfica, por passar a impressão de percurso mais econômico, o excesso de carga desgasta o veículo precocemente, o que resulta em novos custos, como o de consumo de combustível.
Ao seguir esses passos, o gestor garante mais otimização no uso do diesel e da gasolina e, assim, em menores custos com combustíveis na operação.
Gostou dessa informação? Acompanhe também nosso Instagram, clicando aqui.
O combustível pesou no bolso? Veja como economizar