Conteúdos e materiais

Gestão de estoque para combustíveis em postos internos

Sabemos que a gestão de estoque de combustíveis é um grande desafio e, que ele se torna ainda maior quando diz respeito a postos internos. É uma missão árdua garantir que a aquisição do combustível seja realizada para não faltar ou exceder o estoque,...

Gestão de estoque para combustíveis em postos internos

Gestão de estoque para combustíveis em postos internos

Sabemos que a gestão de estoque de combustíveis é um grande desafio e, que ele se torna ainda maior quando diz respeito a postos internos. É uma missão árdua garantir que a aquisição do combustível seja realizada para não faltar ou exceder o estoque, consequentemente, prejudicando a sua lucratividade.

Faça uma boa gestão de combustível

Uma gestão de combustível em empresas com postos próprios precisa ser bem construída, mantendo o equilíbrio entre compras dos produtos e o controle sobre o armazenamento, bem como das entradas e saídas.

Para isso, elencamos os 3 principais elementos:

Giro de estoque – Nada mais é que ter bem definida a quantidade de combustível para o giro a fim de que você não fique no prejuízo.

Cobertura de estoque – Quando há a necessidade de cobrir as demandas dos veículos. Dessa forma, nem seu posto e nem sua frota ficam desassistidos.

Nível de serviço – Aponta o quanto a empresa pode ter deixado de faturar por conta de um possível desabastecimento de sua frota. Dessa forma, é possível identificar os gargalos no fornecimento dos combustíveis e pensar em melhorias futuras.

Com esses pontos bem alinhados, é possível otimizar a gestão de combustível em postos internos e promover melhora nos resultados da empresa.

Leve a gestão de estoque de combustíveis para outro nível

Apesar de permitir otimizar o processo, os 3 elementos citados não conseguem sozinhos construir toda uma jornada consistente e efetiva que culmine em uma gestão de estoque de combustível eficiente.

Para isso, preparamos algumas dicas:

  • Defina a periodicidade de reabastecimento dos tanques de cada um dos postos próprios;
  • Entender o fluxo de saída dos combustíveis do seu posto;
  • Tenha controle e acompanhamento da oferta e demanda da frota (como tipo de combustível mais utilizado, horários de pico, litragem média por abastecimento, tempo que o combustível fica estocado no tanque, etc.);
  • Confira todos os componentes que fazem parte da instalação de armazenamento dos combustíveis
  • Escolha bem os fornecedores e mantenha o histórico deles;
  • Conte com um sistema de gestão de combustíveis para postos próprios.

Tome suas decisões baseadas em dados

Claro que tomar decisões com base em achismos nunca foi a melhor opção. Para chegar nelas, você pode utilizar algumas ferramentas específicas para gestão de estoque de combustíveis para postos próprios, que permitem trabalhar com informações claras e precisas.

Sua empresa já tem um planejamento e gestão de estoque eficaz? A 7TEC é uma empresa de tecnologia que trabalha com soluções específicas para empresas que lidam com transporte de cargas e passageiros, agronegócio e mineradoras que têm postos próprios.

O ÈPTÁ SGA, sistema de gestão da 7TEC, permite fazer o controle de estoque, abastecimento da frota e ter dados de todos os pontos citados neste artigo. Entenda todos os benefícios do sistema de gestão de abastecimento 7TEC e solicite uma demonstração!

Categorias

Gestão de estoque para combustíveis em postos internos

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp