Conteúdos e materiais
Sabemos que a gestão de estoque de combustíveis é um grande desafio e, que ele se torna ainda maior quando diz respeito a postos internos. É uma missão árdua garantir que a aquisição do combustível seja realizada para não faltar ou exceder o estoque,...
Sabemos que a gestão de estoque de combustíveis é um grande desafio e, que ele se torna ainda maior quando diz respeito a postos internos. É uma missão árdua garantir que a aquisição do combustível seja realizada para não faltar ou exceder o estoque, consequentemente, prejudicando a sua lucratividade.
Uma gestão de combustível em empresas com postos próprios precisa ser bem construída, mantendo o equilíbrio entre compras dos produtos e o controle sobre o armazenamento, bem como das entradas e saídas.
Para isso, elencamos os 3 principais elementos:
Giro de estoque – Nada mais é que ter bem definida a quantidade de combustível para o giro a fim de que você não fique no prejuízo.
Cobertura de estoque – Quando há a necessidade de cobrir as demandas dos veículos. Dessa forma, nem seu posto e nem sua frota ficam desassistidos.
Nível de serviço – Aponta o quanto a empresa pode ter deixado de faturar por conta de um possível desabastecimento de sua frota. Dessa forma, é possível identificar os gargalos no fornecimento dos combustíveis e pensar em melhorias futuras.
Com esses pontos bem alinhados, é possível otimizar a gestão de combustível em postos internos e promover melhora nos resultados da empresa.
Apesar de permitir otimizar o processo, os 3 elementos citados não conseguem sozinhos construir toda uma jornada consistente e efetiva que culmine em uma gestão de estoque de combustível eficiente.
Para isso, preparamos algumas dicas:
Claro que tomar decisões com base em achismos nunca foi a melhor opção. Para chegar nelas, você pode utilizar algumas ferramentas específicas para gestão de estoque de combustíveis para postos próprios, que permitem trabalhar com informações claras e precisas.
Sua empresa já tem um planejamento e gestão de estoque eficaz? A 7TEC é uma empresa de tecnologia que trabalha com soluções específicas para empresas que lidam com transporte de cargas e passageiros, agronegócio e mineradoras que têm postos próprios.
O ÈPTÁ SGA, sistema de gestão da 7TEC, permite fazer o controle de estoque, abastecimento da frota e ter dados de todos os pontos citados neste artigo. Entenda todos os benefícios do sistema de gestão de abastecimento 7TEC e solicite uma demonstração!
Gestão de estoque para combustíveis em postos internos