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Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas

Ao calcular os custos do transporte de cargas, a empresa precisa levar em conta diversos fatores, tais como manutenção, combustível, valores de impostos, licenciamento do veículo, salários a serem pagos até a dificuldade de entrega da carga. Fazer o...

Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas

Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas

Ao calcular os custos do transporte de cargas, a empresa precisa levar em conta diversos fatores, tais como manutenção, combustível, valores de impostos, licenciamento do veículo, salários a serem pagos até a dificuldade de entrega da carga. Fazer o cálculo de maneira assertiva garante a correta precificação dos serviços/produtos oferecidos e traz um parâmetro dos gastos existentes, para possíveis análises de redução dos custos, quando necessário. 


Os custos operacionais, para o transporte de cargas, é comumente dividido em quatro subcategorias, sendo elas: custos variáveis, fixos, adicionais e despesas administrativas.


Custos variáveis

São considerados nesta subcategoria todos aqueles que possuem mudança constante de preço. Sendo exemplos:


- Manutenção preventiva

- Manutenção corretiva

- Combustível

- Lubrificantes

- Pneus e peças em geral



Custos fixos

Para facilitar a separação deste, podem ser enquadrados aqui todos calculados, no mínimo, mensalmente, que não possuem interferência de oscilações de valores e do tipo de operação. Tais como:


- Salário e benefícios pagos aos motoristas 

- IPVA

- Licenciamento

- Seguro obrigatório do veículo

- Impostos

- Reposição de veículo ou equipamento


Despesas Administrativas

Aqui, se enquadram todos os gastos indiretos à operação, tendo como exemplos:


- Salários e benefícios pago aos demais funcionários

- Aluguel ou taxas referentes ao imóvel

- Água, luz, energia, telefonia, dentre outros

- Licenças de sistemas utilizados pela empresa


Custos Adicionais

Para o cálculo dos custos adicionais, é necessário avaliar a complexidade e o tipo de carga a ser transportada. Geralmente, entram nesta subcategoria:


- Gerenciamento de Riscos de Roubos (GRIS)

- Gestão de Riscos de Acidentes e Avarias

- Escolta Armada, quando necessária

- Custo de Dificuldade de Entrega/Reentrega

- Custo de Armazenagem

- Adaptação do veículo ao tipo de carga



O uso de tecnologia pode ajudar a conhecer melhor esses custos e amortizar gastos, com melhor gestão de cada uma das subcategorias. A maior parte dos gastos variáveis, por exemplo, podem ser melhor visualizadas e planejadas com o ÈPTÁ SGA, uma vez que a solução da 7Tec traz relatório gerenciais com dados sobre desempenho de veículos, motoristas, necessidade de manutenção preventiva, maior consumo de combustível, dentre outros. Facilitando a identificação de possíveis erros ou necessidade de melhorias, diminuindo perdas e otimizando o uso dos recursos. 


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