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Ao calcular os custos do transporte de cargas, a empresa precisa levar em conta diversos fatores, tais como manutenção, combustível, valores de impostos, licenciamento do veículo, salários a serem pagos até a dificuldade de entrega da carga. Fazer o...
Ao calcular os custos do transporte de cargas, a empresa precisa levar em conta diversos fatores, tais como manutenção, combustível, valores de impostos, licenciamento do veículo, salários a serem pagos até a dificuldade de entrega da carga. Fazer o cálculo de maneira assertiva garante a correta precificação dos serviços/produtos oferecidos e traz um parâmetro dos gastos existentes, para possíveis análises de redução dos custos, quando necessário.
Os custos operacionais, para o transporte de cargas, é comumente dividido em quatro subcategorias, sendo elas: custos variáveis, fixos, adicionais e despesas administrativas.
Custos variáveis
São considerados nesta subcategoria todos aqueles que possuem mudança constante de preço. Sendo exemplos:
- Manutenção preventiva
- Manutenção corretiva
- Combustível
- Lubrificantes
- Pneus e peças em geral
Custos fixos
Para facilitar a separação deste, podem ser enquadrados aqui todos calculados, no mínimo, mensalmente, que não possuem interferência de oscilações de valores e do tipo de operação. Tais como:
- Salário e benefícios pagos aos motoristas
- IPVA
- Licenciamento
- Seguro obrigatório do veículo
- Impostos
- Reposição de veículo ou equipamento
Despesas Administrativas
Aqui, se enquadram todos os gastos indiretos à operação, tendo como exemplos:
- Salários e benefícios pago aos demais funcionários
- Aluguel ou taxas referentes ao imóvel
- Água, luz, energia, telefonia, dentre outros
- Licenças de sistemas utilizados pela empresa
Custos Adicionais
Para o cálculo dos custos adicionais, é necessário avaliar a complexidade e o tipo de carga a ser transportada. Geralmente, entram nesta subcategoria:
- Gerenciamento de Riscos de Roubos (GRIS)
- Gestão de Riscos de Acidentes e Avarias
- Escolta Armada, quando necessária
- Custo de Dificuldade de Entrega/Reentrega
- Custo de Armazenagem
- Adaptação do veículo ao tipo de carga
O uso de tecnologia pode ajudar a conhecer melhor esses custos e amortizar gastos, com melhor gestão de cada uma das subcategorias. A maior parte dos gastos variáveis, por exemplo, podem ser melhor visualizadas e planejadas com o ÈPTÁ SGA, uma vez que a solução da 7Tec traz relatório gerenciais com dados sobre desempenho de veículos, motoristas, necessidade de manutenção preventiva, maior consumo de combustível, dentre outros. Facilitando a identificação de possíveis erros ou necessidade de melhorias, diminuindo perdas e otimizando o uso dos recursos.
Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas