Conteúdos e materiais

Automação no abastecimento de combustível e o trabalho do frentista

A automação no abastecimento de combustível fortalece a equipe, elimina erros e aumenta a eficiência. Valorize o frentista com mais agilidade e controle.Encontrar um profissional de confiança é um dos grandes desafios de muitas empresas do agronegóci...

Automação no abastecimento de combustível e o trabalho do frentista

Automação no abastecimento de combustível e o trabalho do frentista

A automação no abastecimento de combustível fortalece a equipe, elimina erros e aumenta a eficiência. Valorize o frentista com mais agilidade e controle.

Encontrar um profissional de confiança é um dos grandes desafios de muitas empresas do agronegócio, transporte e logística. Quem tem a sorte de contar com pelo menos um por vários anos, normalmente, depende de anotação manual, da memória e da boa relação com esses profissionais. Por isso, quando se tem um frentista experiente e de confiança, é comum que o gestor pense que não há necessidade da tecnologia. Essa percepção é válida, afinal, a confiança é construída com o tempo, e muitos desses profissionais são verdadeiros pilares da operação.

No entanto, pensar que a automação é um substituto a esse profissional é um grande erro de gestão. A tecnologia para postos próprios não exclui a presença desse frentista: ela o torna ainda mais essencial e estratégico. A grande virada está em entender que automação e pessoas não competem: se complementam.

Com um sistema automatizado como o ÈPTÁ SGA, a operação se torna mais rápida, precisa e segura, liberando esse profissional para contribuir ainda mais com a empresa. Além de melhorar o clima interno, ao eliminar os erros e desgastes gerados pelas anotações manuais.

É mais confiança para o profissional, e para toda a equipe. Quando a tecnologia entra para eliminar tarefas repetitivas e sujeitas a erro, ela devolve ao frentista aquilo que ele tem de mais valioso: o tempo e a atenção para fazer o que realmente importa com excelência.

Mas como isso é possível? Reunimos os principais relatos de nossos clientes sobre como a automação de abastecimento de combustível em postos próprios pode ajudar na valorização dos profissionais. Confira abaixo:

1. Rotina com mais confiança

A confiança no colaborador é essencial. Mas a rotina intensa de abastecimentos, principalmente em dias de grande fluxo, pode fazer com que até o melhor frentista se perca com papel, caneta e planilhas. A automação de abastecimento elimina erros manuais e permite que o profissional atue com mais foco, agilidade e segurança.

● O sistema identifica o veículo automaticamente;

● Registra o abastecimento em tempo real;

● Garante rastreabilidade total da operação.

Tudo isso sem depender de anotações ou lançamentos manuais, e sem tirar o papel do frentista no processo. O trabalho é realizado com mais rapidez e assertividade.

Além disso, a automação dá respaldo ao próprio colaborador. Ele passa a ter um sistema que comprova cada ação realizada, protegendo sua integridade profissional e evitando qualquer ruído na comunicação com a gestão. A relação de confiança se fortalece com dados e transparência.

2. Frentista como novo operador de dados

Recebe o veículo e verifica as informações de abastecimento, libera a bomba, faz o abastecimento, anota os dados o mais rápido possível, passa para o próximo e começa tudo outra vez. Esse é o dia a dia de um frentista sem automação.

Com a automação, o frentista deixa de ser apenas um executor de tarefas repetitivas e passa a ser um operador estratégico, capaz de auxiliar a gestão com informações de campo. Ele se transforma em uma peça-chave para o controle de combustível e para a fluidez da operação.

● A tecnologia no posto de abastecimento transforma a rotina do profissional;

● Reduz o tempo de atendimento;

● Elimina retrabalhos causados por falhas da pressão do dia a dia.

Ao automatizar o abastecimento, você ganha produtividade sem perder o fator humano. Esse frentista de confiança passa a ter mais confiança para ser um multiplicador de informações dentro da equipe, com o conhecimento técnico andando junto com a experiência prática.

Os dados que antes passavam batido por esse profissional de confiança, começam a aparecer na rotina diária, fazendo com que ele reduza o trabalho repetitivo e assuma uma função, também de monitoramento, sem pesar na rotina.

Essa mudança de papel também abre portas para o desenvolvimento profissional. Com acesso à tecnologia, esse colaborador pode crescer, aprender novas funções e conhecer novas habilidades.

3. Operação mais confiável

Ao integrar a experiência da equipe com um sistema automatizado de abastecimento, a empresa conquista:

● Redução de desvios e fraudes;

● Indicadores confiáveis de consumo e desempenho da frota;

● Melhoria contínua da gestão de combustível.

Confiança e tecnologia não competem, elas se complementam.

Isso também impacta diretamente a tomada de decisão. Quando o controle de abastecimento é feito com base em dados automáticos e rastreáveis, o gestor tem tranquilidade para agir com assertividade. O frentista, por sua vez, passa a ser visto como um agente de confiabilidade, e não apenas de execução.

Se antes ele tinha um papel que dificulta o trabalho da gestão, com a automação ele passa a contribuir com o monitoramento.

4. Oportunidade de crescimento

Um dos fatores mais sentidos em empresas que contam com a automação de combustível é a possibilidade de realocamento de mão de obra confiável, experiente, e que "veste a camisa" do negócio.

Com a automação, muitos frentistas passam a ser realocados para funções de maior valor, como:

● Monitoramento de estoque;

● Supervisão de pista;

● Apoio à manutenção preventiva;

● Apoio à análise de dados operacionais.

● O colaborador cresce, e a empresa evolui junto.

Além disso, essa realocação estratégica evita o desperdício de talentos. O colaborador sai de um rotina sobrecarregada, com tarefas repetitivas e manuais, para uma possibilidade de ter o seu potencial humano explorado. A mudança de perspectiva eleva o espiríto de oportunidade da equipe, melhorando o clima organizacional.

5. ÈPTÁ SGA alia capital humano com tecnologia

Quando se fala em eficiência, o ÈPTÁ SGA, da 7Tec, tem como diferencial alinhar a automação do abastecimento com a possibilidade da valorização humana, ao impulsionar pessoas e políticas de gestão.

Se a equipe é boa, o ÈPTÁ a torna ainda melhor porque respeita a confiança construída com o tempo, mas oferece ferramentas para tornar a rotina ainda mais segura, rápida e estratégica.

Para a 7Tec, quando tecnologia e confiança trabalham juntas, quem ganha é a produtividade.

Categorias

Automação no abastecimento de combustível e o trabalho do frentista

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp