Conteúdos e materiais

5 principais erros na gestão de abastecimento

A gestão de abastecimento pode ser um grande desafio para as empresas, mas existem 5 erros que se mitigados, facilitam e otimizam as atividades do gestor. Além de tornar a frota de veículos altamente eficaz.Apontamos aqui quais são estes 5 erros, par...

5 principais erros na gestão de abastecimento

5 principais erros na gestão de abastecimento

A gestão de abastecimento pode ser um grande desafio para as empresas, mas existem 5 erros que se mitigados, facilitam e otimizam as atividades do gestor. Além de tornar a frota de veículos altamente eficaz.

Apontamos aqui quais são estes 5 erros, para ajudar a garantir o aprimoramento das operações dos veículos, tornando sua empresa, seja de transporte de cargas ou passageiros, agronegócio e mineradoras, muito mais eficiente em sua gestão de abastecimento. Acompanhe a seguir.

1 – Falta de controle do estoque

Acompanhe com atenção e registre toda entrada e saída de petróleo, levando em consideração quanto foi retirado, por quem, quando, indicação do odômetro e onde foi realizado esse abastecimento.

Preferencialmente, faça isso de forma simples, eficiente e automatizada, isso permite que a liberação de abastecimento aconteça de modo automático e seguro 24 horas por dia.

Esse registro deve ser feito para cada bomba dos seus postos de abastecimento internos e ser gerado relatórios simultâneos e integrados, assim o gestor pode acompanhar em tempo real todo o fluxo de entrada e saída de combustível.

2 – Não ficar atento aos desvios

Não basta confiar apenas no nível e nas réguas de medição do tanque, ou então ficar preso aos mapas manuais de abastecimento, pois eles podem representar falta de controle do uso de combustível e levar ao aumento do risco de desvio ou falha humana.

Conte com um sistema que documente e organize todos os dados referentes ao abastecimento de cada veículo de sua frota. Assim é possível evitar consumo inadequado de combustível, uso irregular do veículo, gastos desnecessários com manutenção, multas, problemas jurídicos, entre outros.

3 – Não acompanhamento dos indicadores

Entre os indicadores ou KPIs, vamos apontar 2: desempenho dos veículos e motoristas.

No que diz respeito ao motorista, é fundamental a eficiência na condução de máquinas e veículos, realizar inspeções de veículos regularmente ou exibir alto desempenho de direção. Uma sugestão para estimular a adesão é construir um ranking de motoristas.

Já quanto ao veículo, algumas métricas podem fornecer informações sólidas sobre seu desempenho, como o consumo médio de combustível (Km/l), total do custo (R$) mensal de combustível, quantidade total (litros) consumida mensalmente, quem abasteceu, em que dia e qual valor.

Ao identificar e acompanhar os indicadores de desempenho, é possível melhorar a frota inteira. Com o monitoramento da performance dos veículos, é mais fácil promover melhores resultados por parte dos motoristas.

Em outras palavras, sempre monitore dados específicos que afetem diretamente sua frota.

4 – Não realização de manutenções nos veículos

Todos podemos concordar que um veículo parado é prejuízo para a empresa. Por isso, ao invés de ter que fazer manutenções corretivas, faça manutenções preventivas na frota.

Com uma boa gestão de abastecimento é possível mapear o aumento de consumo de combustível do veículo, podendo ser um dos indicadores que o mesmo precisa de atenção. 

5 – Falta de automatização

Sabemos que são muitos pontos de atenção e relevância dentro da gestão de abastecimento, então tornar a rotina mais simples, rápida e prática, por meio da automação, pode sanar todos os pontos da logística da empresa.

Assim o gestor consegue acessar informações de qualquer lugar, seja pelo celular ou computador, receber relatórios com extrema agilidade, podendo acompanhar todos os indicadores da frota.

A implementação de uma boa solução que automatize a gestão de abastecimento para sua frota faz uma grande diferença, tanto em suas operações, quanto nos resultados de seu negócio. A partir de dados precisos sobre seus veículos, você poderá tomar decisões fundamentadas sobre o retorno dos investimentos.

Conte com o ÈPTÁ SGA, solução completa para gestão de abastecimento, oferecida pela 7TEC, para empresas com postos internos, que envia todas as informações sobre sua gestão de abastecimento para seu e-mail e acesso online, por qualquer dispositivo conectado à internet. Conheça a nossa solução entrando em contato e solicitando uma demonstração.

Categorias

5 principais erros na gestão de abastecimento

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp